domingo, 19 de junho de 2011

Situação Problema

Nos últimos cinco meses, estou como instrutora de kung fu, ministro as aulas à crianças. E como crianças, dentre várias situações nas quais nos colocam, elas tem um hábito muito louvável de perguntar o porquê das coisas e pedir explicações.
No último treino fui passar uma atividade na qual deveriam correr e ao comando assumiriam uma postura dura ou uma postura mole enquanto estivessem se deslocando. Você já tentou explicar o que é o duro e o que é mole? Pense que quando explicar você não pode colocar palavras como rígido, pois acabará tendo que explicá-la também. E eu já tinha fugido do contraído e relaxado.
Sempre que me deparo ou sou colocada em situações problema procuro me avaliar... alguns podem chamar ir de comportamento ruminante... mas isso me parece produtivo. E como não foi a primeira vez quase enlouqueci...
Certa vez alguém, que não lembro quem, me contou que os sábios chineses dissem que você só entende alguma coisa quando consegue exemplificá-la. Embora não acho que o exemplo consiga dar conta de toda complexidade de um conceito, no momento corri em direção a um halter e a uma luva e solicitei que as crianças tocassem e descobrisse o que era o duro e o mole. (Moral da história: “se um exemplo pode não explicar o conceito em sua plenitude, ele pode te tirar de situações difíceis”).
Jamila Ithaia Wawzyniak


Achei essa imagem no blog http://caisoutro.blogspot.com/

3 comentários:

  1. é as crianças são terríveis/adoráveis...o Hiero sempre me pergunta o significado de um monte de palavras e volta e meia eu realmente não sei como explicar, o pior é que não é vc não conheça ou não saiba o significado de determinada palavra é que realmente é muito dicífil chegar a sua essência definindo-a de forma precisa e clara, conclusão: me sinto a maior incompetente e finalizo com um "vai procurar no dicionário"

    ResponderExcluir
  2. Essa de vai procurar no dicionário minha mãe sempre usava!

    ResponderExcluir
  3. Acho maravilhoso (re)descobrir que o conceito de tudo que temos no mundo um dia também foi criado. Isso nos traz alento pois nos faz lembrar que o que simplesmente não funciona pode ser descartado para dar lugar a coisas realmente importantes. As crianças são nossos Mestres por excelência!

    ResponderExcluir